As TIC na Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: MP1C20022
Sigla: TICP1C
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
MPE1C 4
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria do Rosário da Silva Rodrigues
Corpo docente: Maria do Rosário da Silva Rodrigues

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º ciclo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas curriculares da EPE e 1º ciclo.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na EPE e 1º ciclo e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional nomeadamente através das redes sociais.
-Utiliza as TIC em contexto de trabalho no EPE e no 1º ciclo.

Conteúdos programáticos

- O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo.
- A Internet como recurso educativo das áreas curriculares do EPE e 1ºCiclo.
- Atividades educativas baseadas na Internet.
- Comunidades de aprendizagem.
- Pensamento computacional.
- Análise e avaliação de software de diferentes tipologias (Jogos, imagens, vídeo).
- Ferramentas Web 2.0 na aprendizagem (Blogs, Wikis, Websites, …).


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

A UC possui duas componentes: uma mais teórica, direccionada a questões de investigação e outra a atividades de sala de aula com as TIC. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação quanto às metodologias apropriadas à utilização dasTIC em EPE e 1C, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional de professores e educadores.
A componente mais prática da UC procura que os alunos, com base na Internet, construam atividades educativas, destinadas nas diversas áreas curriculares da EPE e 1.º ciclo, as discutam procurando-se que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades. Na mesma linha de atividade, os estudantes explorarão robôs de solo com vista ao desenvolvimento do pensamento compiutacional e à rsolução de prolemas. Estas atividades têm por suporte as ferramentas da Web 2.0 (Blogs, Wikis, Websites).

Metodologias de ensino

As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
-Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
-Atividades práticas envolvendo propostas de utilização dasTIC em contexto EPE e 1ºCiclo.
-Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização das TIC na EPE e 1º Ciclo.
-Atividades individuais e em pequeno grupo terão o apoio de uma plataforma colaborativa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos selecionados ou a partir da conclusão de um MOOC da European SchoolNet (The Networked Teacher – Teaching in the 21st Century). Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão com base em propostas de trabalho com o apoio da plataforma colaborativa. Procura-se, desta forma, que os alunos debatam experiências de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo com origem na prática e na investigação educacional

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua participação nas diferentes atividades propostas em aula.
- Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas sessões
presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
-Os pesos relativos são: trabalho teórico e colaboração (40%); trabalhos práticos (60%).

Regime de assiduidade

Não haverá obrigatoriedade de frequência das aulas mas, muitos dos trabalhos a desenvolver decorrerão ao logo destas sessões.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0
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